Data: 23/04/2013
Gripe é o nome dado a uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus capaz de sofrer mutações com bastante frequência: o Influenzavírus, ou somente influenza. Seus sintomas são bem parecidos com os do resfriado e da rinite alérgica. No entanto, são mais severos, impossibilitando a pessoa acometida de exercer suas atividades diárias, normalmente.
Apesar de não ser uma doença grave, e raramente provocar sintomas por mais de duas semanas; a gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade, e/ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonias. Além disso, surtos epidêmicos e endêmicos provocados por novas linhagens do vírus também são capazes de causar um número significativo de mortes.
Considerando esses fatores, em 1999, Ano Internacional do Idoso, a vacina contra a gripe passou a ser distribuída, gratuitamente, a indivíduos com idade acima de 60 anos, indígenas e portadores de doenças crônicas; anualmente. Além deles, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, e profissionais da saúde; passaram também a integrar esse grupo, a partir da campanha de 2011.
Vale lembrar que a vacina gratuita é destinada somente a alguns funcionários da área de saúde: os que trabalham em prontos-socorros, UTIs, hospitais, vigilância epidemiológica, e de atenção básica – inclusive funcionários da limpeza, recepcionistas, motoristas, maqueiros, etc. Outra informação adicional é sobre a vacinação das crianças, que deverão recebê-la fracionada em duas meias doses, com intervalo de trinta dias entre elas.
[...].jpg)
No entanto, vale lembrar que medidas básicas, como sempre lavar as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoais com pessoas que apresentem sintomas da gripe; são altamente eficazes.
É importante ressaltar que a vacina contra a gripe é contraindicada em caso de pessoas com alergia severa à clara de ovo e/ou ao antigo Merthiolate, e àquelas que apresentaram reações significativas em vacinações anteriores. Além disso, recomenda-se que indivíduos febris aguardem até saírem desse quadro para, então, se vacinarem.
Curiosidade:
Como o vírus da gripe é altamente mutante, a cada ano é disponibilizada uma vacina diferente, contendo novas cepas do vírus. Pelo mesmo motivo, mesmo vacinada, existe a possibilidade de uma pessoa desenvolver a gripe. No entanto, nestes casos, a doença se apresenta com sintomas bem mais brandos.
Extraída de: Alunos Online