Fracos e refis para canetas em reserva (lacrados):
Devem ser armazenados sempre em geladeira entre 2ºC a 8ºC. O local mais adequado é dentro da geladeira nas prateleiras do meio para baixo ou dentro da gaveta de verduras, portanto, não coloque próximo ou em contato direto com o gelo.
Importante: Não congelar e descartar a insulina caso tenha sido congelada.
Frascos e refis para canetas em uso:
O frasco e refil de insulina depois de abertos podem ficar fora da geladeira, protegidos de luz e calor diretos, em temperatura ambiente inferior a 25ºC, até o prazo determinado pelo fabricante*.
*Verifique sempre orientação do fabricante.
Importante: Caso os frascos e refis de insulina em uso esteja sendo guardados na geladeira, deve ficar em temperatura ambiente por 1 ou 2 horas antes do uso. A insulina gelada pode causar dor durante a aplicação.
Recomendações para o transporte da insulina e canetas:
Durante o transporte, a insulina pode ser mantida em condição não refrigerada, desde que não exposta ao calor ou frio excessivos. Se preferir, transporte-a em recipiente de isopor ou bolsa térmica e não coloque gelo.
Importante:
> Não deixe os fracos de insulina e as canetas em lugares muito quentes, por exemplo, no porta-luvas do carro ou expostos diretamente ao sol.
> Leve uma quantidade adicional de insulina para ser utilizada em caso de quebra ou perda. Em algumas cidades é difícil encontrar insulina, principalmente nos fins de semana.
> Durante viagens, além dos cuidados já citados, mantenha a insulina como bagagem de mão, assim como todo material de aplicação.

Fonte: Sou diabético e agora? Conhecendo o Diabetes. Uma publicação educacional da Sanofi Aventis. Site: www.diabetesnoscuidamos.com.br Acesse!