A cada ano por volta de 54.000 pessoas com diabetes sofrem amputações
. Vamos mudar este quadro com algumas dicas para os pés:
1. Lave seus pés diariamente e seque-os cuidadosamente (até entre os dedos, principalmente);
2. Cheque seus pés em cima, embaixo, nos lados, e entre os dedos de cada pé. Se você tiver dificuldades para enxergar embaixo de seus pés, use um espelho. Se perceber algumas manchas vermelhas, feridas, machucados, erupções cutâneas, ou danos, procure seu médico imediatamente e não tente remover calos sozinho!
3. A Associação Americana de Diabetes – ADA – recomenda que toda pessoa com diabetes faça ao menos uma vez ao ano um exame nos pés, para identificar qualquer problema que possa desenvolver uma úlcera nos mesmos. O exame poderia incluir um teste para verificar presença de dano no nervo; uma análise da estrutura, mecânica e circulação do pé; e uma avaliação da integridade e saúde da pele.
4. Alta taxa de açúcar no sangue pode causar neuropatia nos pés. Este dano ao nervo pode dificultar a sensação de desconforto ou dor quando seus pés estiverem com algum dano. estes das Complicações e Controle da Diabetes, indicam que um bom controle do açúcar no sangue pode reduzir o risco e o progresso da neuropatia diabética em 40 a 60%.
5. Troque suas meias diariamente. Tenha certeza que sejam macias e que não dobram quando as coloca.
6. Antes de vestir seus sapatos verifique dentro dos mesmos.
Alguma coisa pode ter caído ou “rastejado” para dentro deles quando você não estava olhando. Verifique sempre dentro dos sapatos se não há pedaços perdidos direto da fábrica ou couro que pode friccionar seu pé. Descarte sapatos que mostram sinais de desgaste.
7. Nunca ande de pés descalços!
8. Prefira lixar suas unhas do que cortar. Use lixas novas e que não foram usadas ainda;
9. Use cremes para amaciar seus pés (Entre os dedos, NÃO!).
10. Visite regularmente seu podólogo(a).
Fonte: https://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/3195
